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Quanto tempo leva para receber certidão digital?

Nos últimos anos, a solicitação de documentos online se tornou cada vez mais comum. Entre eles, a certidão digital é uma das mais procuradas por quem deseja praticidade e rapidez. Ao solicitar documentos como a certidão de testamento negativa, saber como emitir é fundamental. Entenda mais sobre certidão de testamento negativa: como emitir corretamente. No entanto, uma dúvida muito frequente é: quanto tempo leva para receber certidão digital?

O que é uma certidão digital?

A certidão digital é a versão eletrônica de documentos oficiais, como certidão de nascimento, casamento, óbito, certidões cíveis ou criminais, entre outras. Emitida em formato eletrônico, possui a mesma validade jurídica da versão impressa, já que é assinada digitalmente. Portanto, se você precisa de uma certidão de testamento negativa, descobrir como emitir é essencial.

No Portal Registro, por exemplo, esse processo acontece de forma ágil e totalmente online, garantindo praticidade para quem precisa do documento.

Prazo para emissão da certidão digital

O prazo de entrega pode variar de acordo com o tipo de documento solicitado e com o cartório responsável. Em geral:

  • Certidões comuns: costumam ser liberadas em até 24 a 48 horas úteis;
  • Certidões mais específicas: podem levar de 3 a 5 dias úteis;
  • Casos excepcionais: quando há necessidade de buscas detalhadas no cartório, o prazo pode ser maior.

No entanto, quando o pedido é feito por meio de plataformas especializadas como o Portal Registro, o acompanhamento é transparente. Assim, o usuário consegue verificar o andamento do processo e ter mais segurança sobre o prazo ao solicitar uma certidão de testamento negativa: como emitir pode ser esclarecido com estas plataformas.

Vantagens de solicitar online

Além da praticidade de não precisar se deslocar até um cartório, pedir uma certidão digital traz outras vantagens:

  • Rapidez no envio do documento;
  • Possibilidade de acessar a certidão em qualquer dispositivo;
  • Redução de custos com deslocamento;
  • Facilidade para compartilhar o arquivo sempre que necessário.

No Portal Registro, você faz todo o processo em poucos cliques e garante mais comodidade, especialmente em solicitações como a certidão de testamento negativa, que se torna muito mais simples de emitir.

Conclusão

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre quanto tempo leva para receber certidão digital, saiba que, em muitos casos, o prazo pode ser de apenas 1 a 2 dias úteis. Sendo assim, tudo depende do tipo de documento e da agilidade do cartório responsável.

Dessa forma, para garantir rapidez e segurança, a recomendação é solicitar sua certidão digital em uma plataforma confiável, como o Portal Registro, que acompanha cada etapa do processo e facilita a sua vida. Este serviço é essencial para quem busca certidão de testamento negativa: como emitir sem complicações.

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Como localizar os dados de Livro, folha e termo?

Dados da Certidão:

  1. No documento de identidade (RG)

No documento de identidade, os campos de identificação do registro civil estão claramente destacados. Aqui está como localizar cada dado:

  1. Nome do Cartório (destacado em vermelho): Indica o cartório onde o registro foi realizado. No exemplo, está identificado como Guarulhos-SP, repete o nome Guarulhos pois o registro está no 1º cartório da cidade.
  2. Número do Livro (destacado em laranja): Representa o volume onde o registro foi arquivado. É precedido por “LV” e, neste caso, está registrado como A124.
    • A letra “A” indica que é um registro de nascimento.
    • Se fosse “B”, indicaria casamento.
  3. Número da Folha (destacado em verde): Mostra a página do livro onde consta o registro. No exemplo, está identificado como 20.
  4. Número do Termo (destacado em azul): Indica o termo ou registro específico dentro daquela folha e livro. Aqui, é 140082.

     2. No modelo de Certidão Antigo

Na certidão antiga, os dados de Livro, Folha e Termo estão destacados de forma clara. Veja como identificá-los:

  1. Folha: Indica a página do livro onde o registro foi feito. Na imagem, está no início da frase e é identificado pela sigla “fls” (No exemplo: 220, destacado em laranja).
  2. Livro: Refere-se ao volume onde o registro foi feito, geralmente precedido de “do Livro”. Aqui, é identificado como A 110 (destacado em azul).

     3. Termo: Geralmente identificado como ordem (No exemplo: 0732/84, destacado em verde).

     3. No Modelo de Certidão Atual

Na certidão antiga, os dados de Livro, Folha e Termo estão destacados de forma clara. Veja como identificá-los:

  1. Ano (destacado em vermelho): O 12º número até o 15º dígito da matrícula representa o ano de registro. 
  2. Tipo (destacado em verde): Um único dígito após o ano indica o tipo de registro. Geralmente:
    • 1 ou A para nascimento,
    • 2 ou B para casamento,

3 ou C para óbito.

      3. Livro (destacado em azul): Os próximos quatro dígitos representam o livro onde o registro está arquivado. 

      4. Folha (destacado em amarelo): Após o livro, os próximos três dígitos indicam os números correspondentes à folha. 

      5. Termo (destacado em laranja): Os últimos dígitos (com exceção dos dois últimos) correspondem ao termo.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco; nossa equipe estará pronta para ajudá-lo.

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